
RECEITA DE PIZZA COM O FORNO DA HAMILTON BEACH
Por: Kubbo Dicas Data: 08/07/2022
Dez de julho é o Dia da Pizza, que tal uma receita especial pra comemorar essa data tão deliciosa? Afinal, não existe nada melhor do que dividir aquela pizza quentinha com os amigos ou com a família.
Antes, bora contar um pouco da história dessa iguaria.
Dizem que a pizza surgiu há mais de 6 mil anos atrás, com os povos egípcios e hebreus. Eles misturavam farinha e água em uma massa com formato parecido ao pão sírio. Já a pizza redonda, com molho de tomate e orégano, tem origem italiana, mais especificamente no século 18, em Nápoles. Um tempo depois, o chefe italiano Raffaele Sposito, acrescentou muçarela, manjericão e rodelas de tomate, simbolizando as cores da bandeira italiana. A receita de Sposito foi uma homenagem a Rainha Margherita di Savoia. Inclusive recebeu seu nome e, até hoje, é uma das preferidas no mundo todo.

Por aqui, durante a imigração italiana, a pizza era restrita as cantinas italianas ou colônias. O tempo passou e as receitas foram se espalhando por todo o país, cada cantinho do Brasil acabou criando sua própria combinação de sabores e seu jeito todo especial de comer pizza. Em 1985, Caio Luiz Cibella de Carvalho, o então secretário de turismo de São Paulo, promoveu um concurso estadual pra escolher a melhor pizza de marguerita e muçarela. Graças ao sucesso, 10 de julho se tornou o dia nacional da pizza.
Então chega de história! Bora preparar essa delícia?
Aqui na Kubbo gostamos de novos sabores, então, resolvemos criar uma receita especial e batizamos de Pizza Mediterrânea. A base dessa delícia é a alcachofra, uma planta nativa do mediterrâneo, mais especificamente do Magreb, na África. Mesmo pouco consumida, a alcachofra é bastante cultivada no Brasil e em algumas outras regiões da América do Sul.
O nome “alcachofra” vem do árabe al-kharshûf, que significa “planta espinhuda”. Mas, apesar disso, seu sabor é suave e adocicado. Para completar a receita, muçarela, parmesão, tomate seco, bacon e forno elétrico para pizza da Hamilton Beach.
Impossível resistir!
Pra massa você vai precisar de:
500g de farinha de trigo
150ml de água
2 colheres de sopa de azeite
1 sachê de fermento biológico
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
Pro molho, separe:
3 tomates
2 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
Sal e pimenta a gosto
E pro recheio:
300 g de muçarela ralada
Coração de alcachofra em conserva
100 g de tomate seco
50 g de parmesão
50 g de bacon
Orégano e azeitonas para finalizar
Vamos lá!
Pra começar, vamos preparar o molho. Corte o tomate em pedaços e, junto com os demais ingredientes, bata no liquidificador até virar uma mistura homogênea. Deixe descansando dentro de um recipiente na geladeira por alguns minutos.
Agora, vamos botar a mão na massa!
Comece dissolvendo o fermento biológico em 10ml de água morna, e acrescente o açúcar. Cubra com um pano de prato e deixe fermentar até dobrar de tamanho.
Adicione o azeite e incorpore aos poucos a farinha com sal, alternando com o restante da água morna. Faça uma bola uniforme e amasse até ficar suave. Cubra novamente e deixe descansar sob a mesa durante 30 minutos. Divida a massa em quatro ou cinco porções, e faça bolinhas. Abra com um rolo para massas até cerca de 30cm de diâmetro.
Para uma pizza ainda mais crocante, você pode pré-assar seus discos em temperatura máxima por 5 minutos. Agora, é só distribuir o molho por cima da massa, cobrir com muçarela, lascas de alcachofra em conserva, azeitonas, bacon e um pouco de queijo ralado. Asse até o queijo derreter.
Bateu a fome aí também? Então mangia, ti fa bene! 😊