1920x503_fullbannersite

NADA MELHOR DO QUE UM... DOGÃO PRENSADO!

Por: Kubbo Dicas           Data: 23/05/2022

Dogão, Hot Dog, Cachorro-Quente ou Prensado? Não importa o nome, depois do rolê, chegando da facul ou, quem sabe, pra assistir um jogão na TV, ele é um dos lanches mais aclamados pela torcida, unanimidade na hora de matar a fome e com sabores que podem variar conforme o freguês.

Mas, antes de falar do hot dog precisamos contar de onde vem seu ingrediente mais famoso, a suculenta salsicha. Os moradores de Viena, na Áustria, reivindicam para a cidade esse petisco universal, afinal, “wiener” é o nome da cidade e também um dos nomes da salsicha em inglês. Ninguém sabe ao certo, pois é possível encontrar relatos com mais de 500 anos sobre a salsicha em toda Europa, principalmente do ladinho da Áustria, na Alemanha. O que não da pra negar, é que a salsicha é tão popular em Viena que tem um tipo característico desse embutido que foi batizado como “salsicha Viena” ou “vienense”, e é com ele que vamos fazer nosso dogão.

FOTO_destaque
Ok, mas e o nosso hot dog?

Como a gente já disse, os alemães são loucos por salsicha, foi por gostar tanto e acreditar tanto no potencial desse alimento que o imigrante Charles Feltman resolveu embarcar para os EUA como sua receita secreta. Os norte-americanos amaram e, logo, logo, as salsichas se tornaram uma das comidas de rua mais consumidas no país. Um dos grandes responsáveis por esse sucesso foi o cachorro-quente, que nasceu meio por acaso.

Em Saint Louis, que fica no centro-oeste do EUA, um vendedor começou a distribuir luvas para que suas famosas salsichas não engordurassem as mãos dos seus clientes. O ano era 1904 e, como já da pra imaginar, não havia descartáveis, assim, os fregueses acabavam comendo e levando as luvas embora, um baita preju. Foi daí que veio a ideia de oferecer as saborosas wieners dentro de um pão macio e fresquinho. Bingo, o sucesso foi instantâneo e assim nasceu o hot dog.

 

Mas por que cachorro-quente?

Calma, as salsichas não são feitas de carne de cachorro, pode ter certeza.  Aliás, as melhores salsichas são feitas com um mix de carnes suínas e bovinas, condimentadas e pré-cozidas. O nome cachorro-quente – hot dog em inglês – vem das propagandas nos estádios de beisebol que associavam o formato do lanche ao simpático dachshund, raça de cachorro muito popular no EUA em meados de 1900. O sabor das salsichas e o carisma do garoto propaganda são com toda certeza os grandes responsáveis pelo sucesso do dogão no mundo todo.

 

Em cada canto um Dogão diferente

Assim como o resto do mundo, o Brasil se rendeu ao hot dog.  Em São Paulo, além de salsicha, ele vem com purê, milho, bata palha, vinagrete e o que mais estiver a mão, é o famoso completão. Já em Belém do Pará, não confunda, Hot Dog é com salsicha, cachorro-quente é com carne moída. Pode acreditar.

Aqui na Kubbo a gente também tem nossa receita preferida e, pra fazer nosso Dogão Prensado com Crosta de Mussarela, vamos usar a Grill Panini Hamilton Beach, uma sanduicheira especial, com regulagens para prensar seu lanche por igual e grelhar receitas especais sem amassar os alimentos. Confira no site esse produto incrível com três anos de garantia da Hamilton Beach, mas volta rapidinho, você não vai querer perder a receita desse hot dog prensado.

 

Tá com água na boca? Então, é hora da receita

A Panini vai preparar esse hot dog especial em poucos minutos, afinal tem grelhas antiaderentes, que facilitam no preparo e na hora da limpeza. Seu armazenamento é na vertical, o que evita ocupar muito espaço na sua cozinha e possui luzes de funcionamento para que você saiba a hora que seu sanduiche estiver pronto.  

 Anota aí os ingredientes:

– 1 Pão de leite ou pão de hot dog

– 2 Salsichas longuete vienense

– Maionese, Ketchup e mostarda a gosto

– Batata palha a gosto

– 2 Colheres de tomate

– 1/2 Colher de cebola

– 100 Gramas de Mussarela fatiada

 

Simples, o clássico reinventado

Primeiro, grelhe a salsicha na sanduicheira. Enquanto isso, pique o tomate e a cebola. Verifique o ponto da salsicha e aproveite a própria gordura para dar aquela tostada no pão cortado ao meio. Monte seu dogão com tudo que tem direito e depois dê aquela prensada na Panini.  Pra finalizar, envolva seu sanduba nas fatias de mussarela e deixe no grill até criar a crostinha irresistível.

Tá na dúvida? Assista o vídeo exclusivo que preparamos pra você. Mas cuidado, prepare-se para não babar.

Muito legal, né? Não esquece de compartilhar com a gente o que achou do dogão prensado ou, quem sabe, mande pra gente uma receita de hot dog ainda mais saborosa.

Em todo o sabor a gente se conecta.