CUIDADOS COM A AIR FRYER

SAIBA O QUE NÃO FAZER NA SUA FRITADEIRA AIR FRYER

Por: Kubbo Responde           Data: 29/06/2022

As Air Fryer se tornaram a queridas nas cozinhas brasileiras, nem é pra menos né? Elas são práticas de usar, facilitam o dia a dia e, de quebra, ajudam a manter uma alimentação mais saudável. Mas, como todo eletro, é preciso ficar atento a alguns detalhes para preservar a vida útil do produto. Neste Kubbo Responde listamos algumas dúvidas recorrentes do que pode ou não ser feito em uma Air Fryer.

Você já sabe, quanto mais informação, mais a gente se conecta.

 

 

 

CUIDADOS COM A AIR FRYER DESTAQUE
Preciso pré-aquecer a Air Fryer?

Assim como nos fornos convencionais, é importante pré-aquecer a Air Fryer, afinal, cada receita tem uma temperatura ideal. Por exemplo, bolos ou tortas que precisam de um “choque-térmico”, crescem de maneira uniforme quando você deixa a Air Fryer pré-aquecendo até a temperatura certa.  A Kubbo garante, os resultados são sempre melhores quando o eletro aquece como um todo.

 

Posso usar papel alumínio?

Todo mundo acha mais prático usar o papel alumínio pra não sujar o cesto da Air Fryer, isso não é legal e não recomendamos. O próprio cesto já é furadinho, permitindo que os resíduos caiam nas bandejas coletoras, facilitando a limpeza. Esses furos fazem com que o alimento receba calor também pela parte de baixo, possibilitando que o cozimento seja muito mais rápido e por igual. Mas, o mais importante, é que se você utilizar o papel alumínio, toda a gordura do alimento não terá pra onde escorrer e a fritadeira não cumprirá sua função de reduzir o óleo dos alimentos.

Agora você já sabe, o papel alumínio impede o fluxo de ar na Air Fryer. Então só use em receitas específicas que realmente precise – como bolos e pudins. Mas fique atento, antes de usar essa técnica, confira o manual de instruções para manter a integridade do seu produto.

 

Nada de molhos ou queijos

Como a Air Fryer funciona com ar quente em alta velocidade, alguns alimentos podem, literalmente, voar pelos ares. Queijo derretido, molhos e outros alimentos mais líquidos podem ser jogados pra fora da fritadeira, fazendo aquela bagunça. Por isso, se a sua intenção era fazer uma mini pizza, parmegianas ou qualquer outro prato com esses ingredientes, não faça! Além da sujeira, esses ingredientes, podem comprometer o bom funcionamento do seu produto.

 Uma alternativa para essas receitas são as Oven Fryers. Uma inovação na categoria que tem funções como assar e desidratar. Aqui na Kubbo temos modelos incríveis, clique aqui e confira.

 

Não prepare tudo de uma vez

A gente sabe que na correria é bem mais fácil colocar tudo de uma vez na Air Fryer e deixar ela trabalhando, na prática isso não funciona. O ideal é deixar espaço pro ar circular entre os alimentos, separar pequenas porções e sempre ir virando durante o preparo.

 
Líquidos? Nem pensar!  

Assim como os molhos, não é ideal colocar água ou outros líquidos na Air Fryer, eles podem vazar pelas fendas que servem para o sistema funcionar. Outra dica muito importante, antes do preparo, seque muito bem os vegetais e outros alimentos que estejam úmidos, isso garante que fiquem crocantes.

 

Atenção aos alimentos leves

Alimentos muito leves como folhas e hortaliças, podem se espalhar pela Air Fryer. Como molhos, queijos e líquidos, eles podem grudar na resistência e estragar o equipamento. Então já sabe, evite colocar qualquer alimento que se “despedace” com o ar quente.

 

Mantenha sempre em local limpo, seco e arejado. Ah! Não esqueça da manutenção

O ideal deixar a Air Fryer em espaços abertos, como em cima de uma bancada ou mesa. Nunca deixe o aparelho funcionando em lugares fechados como nichos, isso impede a saída de ar fazendo com que a carcaça da fritadeira superaqueça.

Sempre que terminar de preparar suas receitas, lave bem as grades com água morna, uma esponja macia e detergente neutro. Caso, durante o preparo, o eletro comece a emitir muita fumaça, ou o sabor dos alimentos ficar diferente, tá na hora de fazer a manutenção da parte interna do eletro. Consulte o manual do usuário, mas, na maioria das vezes, é só virar a Air Fryer ao contrário, remover o excesso de gordura e resíduos com um pano macio ou uma escova com cerdas médias. Depois, volte a fritadeira para a posição correta e deixe secando.

 

Até o próximo Kubbo Responde. Na sua dúvida a gente se conecta.