1920x503_fullbannersite (1)

COMO LIMPAR E CUIDAR DAS CHAPAS ANTIADERENTES DO SEU GRILL

Por: Kubbo Dica           Data: 04/03/2022

Grudou? Saiba como limpar e cuidar das chapas antiaderentes do seu grill

Neste #KubboDicas vamos falar de um dos eletro portáteis queridinho da cozinha: o grill. Versátil e prático, é uma ótima opção para preparar refeições inteiras de um jeito simples e rápido, ou então fazer aquele sansuíche irresistível no café da manhã ou no lanchinho da tarde. Outra vantagem do grill é preparar alimentos saudáveis e fresquinhos, grelhando e eliminando a gordura em excesso dos alimentos.

 

Infelizmente a gente sabe, com o passar do tempo, as chapas antiaderentes do grill tendem a se degastar e, o que antes deslizava fácil, gruda os alimentos de um jeito que nem com reza brava a gente consegue tirar.  É nessa hora que, na ânsia de recuperar nosso ajudante predileto, recorremos a técnicas que danificam o aparelho e acabam acelerando o processo de degradação das chapas antiaderentes.

 

Mas calam aí, o #KubboDicas tá aqui para te ajudar a higienizar seu grill de uma maneira cuidadosa e eficiente. Assim, você pode aproveitar ser produto por muito mais tempo e ainda garantir eficiência e desempenho, sem se preocupar com a saúde e contaminação dos alimentos pela descamação do antiaderente ou pelo uso de produtos de limpeza na chapa.

Electric grill for cooking barbecue at home

Vamos começar limpando de dentro para fora!

 

Por mais que tenhamos cuidado ao cozinhar o grill pode acumular gordura especialmente os cantos e frisos do revestimento antiaderente. Limpando cuidadosamente e frequentemente isso não deve acontecer. E, se não tem sujeira, o alimento não gruda, certo?

 

O primeiro passo é retirar a maior parte dos resíduos. Isso fica mais fácil quando adicionamos algumas gotas de óleo de cozinha ou azeite na chapa ainda quente. Depois disso, com ajuda de uma espátula não abrasiva – aquelas de silicone, por exemplo – vamos removendo todos esses restos de alimentos. Lembre-se de dar aquele talento especial nos cantos e frisos.

 

Agora, espere a chapa esfriar, isso evita queimaduras e outros tipos de acidentes. E a gente não quer nada disso na nossa cozinha, não é mesmo? O segundo passo começa com o uso de papel toalha e depois uma esponja bem macia para eliminar o restante da gordura e o cheiro dos alimentos. Você também pode umedecer a esponja com vinagre, isso facilita e garante um resultado surpreendente.  Mas cuidado, certifique-se de usar apenas o lado liso da esponja, as cerdas mais duras prejudicam o material antiaderente.

 

O grand finale! Para secar a chapa antiaderente do seu grill, use apenas papel toalha ou um pano macio que não solte fiapos. Esse terceiro passo protege e aumenta a vida útil do produto.

 

Ah, vale sempre lembrar.  Nunca utilize utensílios pontiagudos, produtos abrasivos ou produtos de limpeza na chapa antiaderente. A sua saúde e a saúde do seu grill agradecem. 

 

É hora de limpar a parte externa

 

Aqui é bem mais simples. Basta passar um paninho macio umedecido e em seguida outro pano para secar toda a superfície.  Pronto, seu grill estará como novo. 

 

Só mais uma coisa, tem gente que sempre pergunta “posso jogar água ou colocar debaixo da torneira”. Nunca faça isso!  A resistência elétrica responsável pelo aquecimento da chapa antiaderente é feita de componentes se danificam em contato com a água. Inclusive, podem acabar queimando se estiverem quentes.  Esse choque térmico também pode ser perigoso para quem está fazendo a higiene do produto.

 

Hummm! Com o grill limpinho da até vontade de experimentar uma receitinha, não é?

 

Enquanto você faz uma boquinha, escreve pra Kubbo.  Vamos adorar conectar novas dicas com as suas necessidades.