ArquivoExibir

CAFÉ MOÍDO OU EM GRÃOS: QUAL É A MELHOR ESCOLHA?

Por: Kubbo Responde           Data: 15/02/2022

Hummmm… quem não gosta de um café? Um café feito na hora então, aquele cheirinho bom…

Em busca de esclarecer e te ajudar a escolher o melhor café. Exploramos o mundo dos cafés, você já deve ter se deparado com cafés moídos e em grãos. Com isso, fica a dúvida: Qual deles é a melhor opção?

Afinal, são dois “formatos” de um mesmo tipo de café. Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Para te ajudar a escolher a melhor opção, preparamos este material com mais detalhes sobre cafés em grãos ou moídos. Venha conosco e descubra tudo sobre o melhor café para o seu gosto!

ArquivoExibir (1)

Café Moído

Esse é o mais comum no dia a dia dos apreciadores de café e um dos que encontramos com mais facilidade e variedade nas prateleiras dos supermercados.

O café moído nada mais é do que um café torrado em grãos que já passou pelo processo de moagem ainda durante sua fabricação. Costumam apresentar um “padrão” de moagem que vai de média a média grossa, isso porque é essa a granulometria adequada para métodos coados, que acaba sendo um dos mais utilizados pelo brasileiro.

Porém, algumas marcas de cafés especiais já oferecem moagens especificas para outros métodos de preparo.

Café em grãos

O café, quando em grãos, está mais próximo de seu estado primário. Os grãos são embalados logo que é feita a desgaseificação, processo de liberação de gases, necessária após o processo de torra. Sendo essa etapa uma das determinantes para preservar as características finais da bebida, já que é o grau de torra, para os cafés especiais, que evidencia ou esconde as propriedades dos grãos selecionados.

Esse tipo de café normalmente não possui tanta variedade nos supermercados, sendo possível encontrar maior diversidade pelos canais online ou em lojas mais específicas.

Qual tipo de café é melhor?

Você sabe me responder essa pergunta? Vamos nós te ajudamos!!

O café moído possui uma praticidade inquestionável pois já está pronto para ser preparado tanto pelo método coado como pelas cafeteiras elétricas tradicionais, que são os mais comuns no Brasil. Porém peca justamente na questão do frescor, pois o café começa a perder propriedades e aromas a partir do momento em que é moído, devido a oxidação.

A melhor opção nesse caso é escolher as embalagens à vácuo, que garantem uma preservação melhor do seu café.

Já o café em grãos gera um processo mais trabalhoso, tanto no momento da compra por uma dificuldade maior em encontra-lo, como pela necessidade de moagem, aonde é necessário equipamento adequado.

A grande vantagem é justamente garantir o máximo de propriedades, como o frescor e aromas que apenas um café recém moído tem. Justamente por isso, a ideia é moer apenas o necessário para o consumo imediato, deixando o restante ainda em grãos para preservar suas melhores características.

E outro benefício interessante é a possibilidade de utilização em diversos tipos de preparo, já que o mesmo café em grãos pode ser utilizado, por exemplo, para preparo em prensa francesa quando moído grosso, café coado quando moído médio e expresso quando moído fino.

Nossa Recomendação:

Se você já está ou quer entrar no universo barista, degustando cafés especiais e experimentando diversas formas de preparo, a escolha é o café em grãos. Investir também em um bom moedor, seja ele automático, manual ou digital, vai transformar seu café diário!

Já se você deseja praticidade e custo mais acessível, mas não abre mão do sabor, opte pelo café moído, preferencialmente a vácuo.

Aqui na Kubbo nós temos várias opções para você moer seu café na hora ou também preparara-lo de diversas formas e para ver em mais detalhes é simples, basta ir direto na seção mundo café.

Mas para facilitar ainda mais, vamos deixar aqui alguns produtos que indicamos:

– Equipamentos de Moagem

Automático: Moedor De Café , Grãos e Temperos Hamilton Beach com Regulagem

Manual: Moedor De Grãos Café Manual Bialetti 6 Xicaras Moka Express

 

– Cafeteira para Preparo Tradicional Moagem Média )

Elétrico: Cafeteira Elétrica Brewstation Elite 35 Xícaras (1,7 Litros) Digital Hamilton Beach

Manual: Kit Preparo Tradicional De Café Hamilton Beach Jarra 500 Ml 3 Anos Garantia

2 em 1 – Moedor e Cafeteira:  Cafeteira Elétrica Hamilton Beach Com Moedor Grãos De Café

 

– Cafeteira Para Preparo Moka/Italiano ( Moagem Grossa )

Manual: Cafeteira Italiana Nuova Moka Express 3 Xicaras Bialetti

Elétrico: Cafeteira Italiana Picolla Elétrica Percolador Cadence 600w

 

– Cafeteira para preparo Prensa Francesa ( Moagem Grossa )

Manual: Prensa Francesa Cafeteira Hamilton Beach para Cafés, Chás e Chocolates com Acessório de Espumar

 

– Cafeteira para preparo Expresso ( Moagem Fina )

Elétrico: Cafeteira Expresso Automática Gaggia Anima Pannarello 1850 w

2 em 1 Moedor e Cafeteira: Cafeteira Elétrica Tramontina By Breville Express Pro Em Aço