1920x503_fullbannersite

SAIBA COMO HIGIENIZAR SEU UMIDIFICADOR DE AR

Por: Kubbo Dicas           Data: 30/03/2022

Olá pessoal, bora para mais um #KubboDicas? Que tal falarmos da qualidade do ar que você respira? Afinal, muita gente sabe das vantagens de ter em casa um umidificador de ar, mas nem todo mundo tem o costume de higienizar e fazer a manutenção correta desse produto indispensável para quem tem problemas respiratórios, ou pra você que quer sempre respirar aliviado.   

 

Já falamos no #KubboResponde sobre a importância da umidade relativa do ar para nossa saúde e como os umidificadores aliviam e previnem sintomas como ardência no nariz e tosse seca. Agora é hora de descobrirmos como manter o umidificador higienizado, livre de fungos, bactérias e outras impurezas que podem prejudicar seu funcionamento e a qualidade do ar no ambiente.

Steam from electric humidifier, moistens dry air surrounded by indoor houseplants during the heating season. Home garden, hobby, plant care. Humidification, comfortable living conditions concept.

Tá tranquilo, tá favorável… só uso água filtrada.

Essa é a primeira afirmação que vem na nossa cabeça, quando pensamos na manutenção do nosso umidificador. Mas, mesmo a água filtrada contém microrganismos que podem contaminar a névoa do aparelho em períodos prolongados e sem a higienização correta.

Quer fazer um teste? Encha uma garrafa de água filtrada – pura e cristalina – e deixe por alguns dias exposta a luz do sol ou a outro tipo de claridade. Em um curto período a água da garrafa, mesmo tampada, ficará verde e isso acontece porque microrganismos, parecidos com algas, existentes na água são plantas e, por isso, realizam a fotossíntese. Esse processo natural libera a clorofila, responsável pela coloração verde, podendo também liberar outros tipos de fungos e até bactérias que, serão transformados em névoa pelo umidificador e por fim contaminando o ar do ambiente.

Para respirar aliviado, seu umidificador deve ser sempre higienizado.

O segredo para manter seu umidificador funcionando perfeitamente, protegendo o produto e a saúde, está na periodicidade com que é feita a higienização. Para a maioria dos modelos a Kubbo recomenda uma limpeza superficial a cada troca de água. Basta retirar toda a água que sobrar no reservatório e lavar com água corrente em abundância. Tá pronto pro uso!

Uma vez por semana ou, no máximo a cada quinze dias, a higienização deve ser um pouco mais profunda. Primeiro, retire toda água do reservatório. Agora, em uma esponja ou pano bem macio, adicione uma gotinha de detergente neutro e higienize todo o interior do reservatório. Para não restar nenhum microrganismo, com um cotonete ou uma escovinha, você deve limpar “os cantinhos” com cuidado.  Depois de lavar com água corrente encha o reservatório e adicione um pouquinho de vinagre. O #KubboDicas recomenta vinagre de frutas ou de maçã, pois são produtos que deixam menor resíduos.  Deixe descansando por uns 15 minutinhos e, depois, lave novamente com água corrente.

Com essa nova rotina seu umidificador estará sempre pronto para equilibrar o ar puro de qualquer ambiente.

Ok, nunca higienizei meu aparelho, e agora?

Calma, o #KubboDicas também tem soluções para uma limpeza mais pesada. Quando ficamos muito tempo sem higienizar nosso umidificador fica fácil observar o amarelamento de algumas partes do reservatório e até a formação de pequenas colônias de fungos nos cantinhos de acesso mais difícil.  Sim, aqueles pontinhos pretos que teimam em não sair. Nesse caso, o ideal é usar uma solução de peróxido de hidrogênio.

Fique tranquilo, não estamos falando de nenhum produto químico com risco de contaminação, é apenas água oxigenada. Para quem não sabe, ela é um poderoso oxidante, capaz de eliminar bactérias e vírus anaeróbicos, exatamente o que se esconde na sujeirinha do umidificador. Então, basta misturar 100 ml de água oxigenada 10 volumes com 230 ml de água filtrada e deixar agir no reservatório por cerca de 5 minutos, realize a limpeza com cuidado, até que a sujeira desgrude e, por fim, enxague bem para não deixar nenhum resíduo.  Ah! E não esqueça de usar luvas durante todo o procedimento de cuidado do seu equipamento.

Pronto, pode encher seu umidificador e colocar para funcionarSó não esqueça de manter a periodicidade da limpeza para não ter essa trabalheira toda de novo.

E aí, como foi mais esse #KubboDicas? Ficou alguma dúvida?  Escreva pra gente e, se tiver um jeito mais simples de higienizar o umidificador, compartilhe por aqui.

 

No ar puro e fresquinho a gente se conecta.