1920x503_fullbannersite (2)

ÁGUA FILTRADA OU ÁGUA MINERAL?

Por: Kubbo Responde           Data: 07/03/2022


Bebeu água? Tá com sede? Olha, olha, olha a água…

Mineral ou Filtrada, já parou pra pensar qual a melhor água pra consumir no dia a dia? No #KubboResponde de hoje nós vamos descobrir tudo sobre esse recurso natural indispensável para nossa sobrevivência.  Mas, antes de tudo a gente precisa saber que – antes de ser mineral ou filtrada –, a água precisa ser potável. 

Tão bom, mas o que é água potável?


Todo mundo aprendeu na escola que, pra gente beber água, ela precisa ser incolor, inodora e insípida, ou seja, não pode ter cor, nem cheiro e nem sabor, certo? Errado. Nem toda a água potável é inodora, insípida e incolor, dependendo dos minerais e propriedades da água, podem ser mais alcalinas, ácidas, doces ou salgadas.

Portanto, podemos afirmar que a água é potável quando é livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos e outras substâncias tóxicas que podem causar contaminação e doenças. Então, água potável é aquela boa para consumo, que não traz riscos a saúde e, principalmente, é agradável a todos os nossos sentidos.

Pensando nisso, a gente pode afirmar que tanto a água filtrada quanto a água mineral são excelentes para o consumo humano? Sim, desde que tenham sido extraídas, manipuladas, envasadas e tratadas da maneira correta, evitando qualquer contaminação até a hora de matar a sede.

Mas e aí, como a gente escolhe a melhor água?

Para uma escolha consciente é preciso compreender as diferenças entra a água mineral e filtrada. Não só suas características físicas, mas também seu método de extração, envase e armazenamento. Bora refrescar nossas ideias com mais informação?

Direto da fonte, um brinde a água mineral!

Nada mais gostoso do que abrir uma garrafinha estupidamente gelada de água mineral, não é? Mas tem gente que prefere água, um copo, fatias de limão e muito gelo. A água mineral ganhou o mundo por ser envasada e transportada para qualquer lugar. Isso garante água potável nos lugares mais distantes, mas também pode gerar uma exploração de recursos descuidada, prejudicial ao meio ambiente e também a nossa saúde – quando nesse processo de extração e comercialização existe algum descuido e há contaminação da água mineral.

Ainda sim, a água mineral é a preferida de muitos, afinal, é obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas, além de ser enriquecida de sais minerais pela própria natureza. Mata a sede e repõe toda nossa energia.

O que pouca gente sabe é que para extrair uma garrafinha de água da natureza, produzir as embalagens plásticas, envasar e levar até os pontos de venda se gasta muito mais do que o dobro de água que está dentro da garrafa. Ah, e o plástico das garrafinhas pode levar mais de mil anos para se decompor na natureza. Agora sim, é pra parar e pensar, né?

Outra curiosidade é que muita gente acha que, por ser mineral, essa água é segura e potável. Mas não é bem assim. As embalagens plásticas podem trazer sérios problemas se não fechadas corretamente. O fechamento deve garantir a vedação das embalagens para evitar vazamentos e contaminação da água mineral. Assim, a aparência interna e externa das embalagens, a presença de resíduos e odor deve ser sempre criteriosamente avaliada.

Nunca consuma água mineral que apresente amassados, rachaduras, ranhuras, remendos, deformações internas e externas do gargalo, ou com alterações de odor, cor e sabor.  Todas essas alterações podem comprometer a qualidade da água e torná-la inadequada ao nosso consumo.

Água filtrada: potável direto na nossa torneira!

Na maioria dos municípios existe disponível para toda população água tradada e potável direto na torneira. É por isso que muita gente acredita que “comprar água” é besteira, tem que diga até que é frescura. Porém, por mais bem tradada que a água que chega em nossa casa pela rede pública possa ser, existem inúmeros outros fatores que podem causar contaminação.

Canos furados, enferrujados, instalações malfeitas, interferências ambientais como inundações e poluição nos mananciais, falta de fiscalização e muitos outros fatores podem contaminar a água no caminho da estação de tratamento até o consumo. É aí que entram os filtros de água.

Um bom filtro de água atua como complemento ao tratamento feito pelos órgãos responsáveis e remove qualquer tipo de resíduo ou toxinas que podem permanecer na água após esse primeiro controle.

Existem ótimas opções de filtros de água, plenamente capazes de retirar da água partículas como areia, barro, poeira, lodo, ferro, manganês e, até mesmo, remover o cloro.  Filtrar a água é um processo que garante água de qualidade, limpa e cristalina.  Uma excelente opção para os consumidores que se preocupam com a segurança da água que consomem.

E aí, água filtra ou mineral?

O importante mesmo é beber muita água, afinal, 70% do corpo humano é formado por água e, por isso, precisamos da água para equilibras níveis de sódio e outras substâncias no nosso dia a dia.

Mas é preciso pensar, além do nosso próprio consumo. Segundo a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender suas necessidades de consumo e higiene. No Brasil o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.  Quanto desperdício, hein?

Tanto a água minera mineral quanto a água filtrada, são potáveis se bem manuseadas, então para você escolher a melhor para você depende muito da sua preferência, seu estilo de vida e a realidade em que você vive. Beber água é, além de indispensável, um bom motivo para se pensar no futuro do nosso planeta.

Para quem não dispensa a água mineral, aqui na Kubbo, temos diversos produtos incríveis como bebedouro de Água Gelada Philips Smart Water 20 litros. Água na temperatura certa o dia todo para você se hidratar.

lojaskubbo.com.br/bebedouro-de-agua-gelada-philips-smart-water-20litros-compressor/p

Agora, se você quer economizar nosso recurso natural mais importante, a Biscuitt – marca exclusiva da Kubbo – trouxe para o Brasil a Aquafresh, uma jarra purificadora de água portátil excelente para ter água potável em qualquer lugar. 

lojaskubbo.com.br/jarra-purificador-de-agua-filtro-portatil-aquafresh-biscuitt/p

Um brinde a toda essa informação! Encha seu copo e envie suas dúvidas, elas podem ser respondidas aqui no #KubboResponde.