10 OU 20 AMPERES? QUAL A TOMADA CERTA?

10 OU 20 AMPERES? QUAL A TOMADA CERTA?

10 OU 20 AMPERES? SAIBA QUAL A TOMADA CERTA PARA SEU ELETRO!

Por: Kubbo Responde           Data: 03/03/2022

Nem toda tomada é igual, por isso, é preciso prestar muita atenção na hora da compra de qualquer produto elétrico. 

 

Além da tomada elétrica influenciar diretamente no desempenho e na segurança do seu produto, escolher a tomada certa evita aquela surpresa desagradável: descobrir na hora de abrir a caixa, depois de muita ansiedade até a entrega, que a tomada não encaixa e o produto não liga de jeito nenhum.

 

Mas, fique tranquilo, o Kubbo Responde de hoje vai te contar tudo sobre os tipos de tomadas, amperagem e como não se arrepender depois da compra.

478387-PHD7BI-231

Tomadas e plugues padrão no Brasil

 

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a norma NBR14136 para padronizar tomadas e plugues fabricados no país – anteriormente havia mais de 12 tipos diferentes, imagine a dificuldade na hora de escolher o correto. Assim, a partir do ano 2000, apenas os plugues e tomadas de três pinos são recomendados pelo Inmetro para produtos fabricados por aqui.

 

Nesses modelos, somente as tomadas instaladas nas paredes, tem a obrigação de apresentar o encaixe para o pino terra, independente do plugue conter o pino terra ou não. Nos plugues e tomadas móveis o pino terra não é obrigatório. Para que não sabe, o pino terra serve para proteger no caso de curto-circuito. Apesar de recomendado para qualquer equipamento elétrico, só realmente necessário em produtos de alta potência.

 

Além do modelo da tomada, precisamos saber qual a amperagem correta.

 

Outra questão importante na escolha é compreender a diferença da capacidade de condução de elétrons na corrente elétrica, popularmente conhecida como amperagem. Para saber mais sobre Watts (potência) e Amperes, clique aqui e confira outra dica do #kubboresponde.

 

Por aqui, tempos duas amperagens recomendadas para eletrodomésticos, eletroportáteis e ferramentas: 10 amperes (10A) e 20 amperes (20A). Geralmente, produtos de até 1000 Watts vem com tomada de 10A, e para potências maiores, é recomendada a tomada 20A. Quanto maior a potência, maior a amperagem.

 

Isso acontece porque produtos com mais potência em watts dependem de mais energia, o que aumenta a condução de eletricidade e impacta diretamente na bitola do fio e dos pinos da tomada, para garantir segurança e desempenho durante o uso.

A bitola está ligada ou tamanho de cada pino. A tomada de 10 amperes é mais fina, com padrão de 4mm de diâmetro. Já a tomada de 20 amperes, tem pinos mais grossos com 4,8mm de diâmetro.  É por isso que quando compramos um produto com potência elevada, e vamos plugar na tomada comum de 10A, vem a surpresa: não encaixa!

 

 

Basta comprar um adaptador?

 

Muito cuidado! Como já falamos aqui, tomadas de 20A geralmente indicam necessidade de mais energia, pois tem uma potência elevada, capaz de gerar força suficiente para cumprir todas as suas funcionalidades. A maioria dos fabricantes não recomenda o uso desses adaptadores. A melhor opção é sempre analisar a rede elétrica e, com ajuda técnica, fazer a troca da tomada e as adaptações que forem necessárias para que você possa usar corretamente seu novo produto.

 

Usar adaptadores, ou qualquer outro “jeitinho”, pode gerar sobrecargas no sistema elétrico da sua casa, principalmente quando se usam vários produtos elétricos ao mesmo tempo. Um dos problemas mais comuns são quedas repentinas de energia – as famosas “piscadinhas” da luz –, ou até mesmo a “queda do disjuntor” ou queima de fusíveis. Nessa hora, a gente só consegue pensar “será que salvei tudo no meu computador?”.

 

Esses probleminhas são pequenos, porém, insistir no uso de equipamentos não recomendados para sua instalação elétrica pode gerar curtos, com riscos não só de danificar os produtos, mas também de causar acidentes.

 

Como deixar preparar sua casa para tanta energia

 

A dica da Kubbo é, no seu projeto elétrico, inclua algumas tomadas de 20A.  Afinal, as tomadas de 10A não suportam a energia necessária para muita potência.  Principalmente em ambientes como a cozinha e banheiros, onde usamos produtos com grande necessidade de força elétrica, é essencial ficar de olho na amperagem. Na dúvida, consulte um eletricista profissional e evite dores de cabeça. Ou, fique esperto antes de confirmar sua compra e tire todas as duas dúvidas com a gente aqui na Kubbo.

 

 

Nessa energia toda a gente se conecta!

 

Então, são essas as diferenças entre as tomadas? Basicamente sim, precisamos sempre estar de olho na quantidade de potência que cada produto precisa para ter certeza de que a instalação elétrica será capaz de conduzir com segurança a energia necessária para que todos os produtos funcionem adequadamente, evitando qualquer tipo de acidamente.

 

 

A partir de agora, está proibido forçar o plugue de 20A na tomada de 10A, ok?

 

Logo mais tem mais #kubboresponde. Não esquece de enviar suas dúvidas pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.